terça-feira, 29 de novembro de 2016

Yggdrasil, A Árvore do Mundo



Yggdrasil é a árvore que sustenta os nove mundos do cosmos. 

Ela é o centro do universo, e seus galhos e raízes sustentam mundos diferentes.

A árvore possui três raízes, uma celeste, terrestre e subterrânea. Antigamente, em crenças pagãs, a árvore era um ser sagrado e muito importante. Era tão sagrada quanto qualquer deus ou deusa. E para os nórdicos, derrubar uma árvore era enfraquecer Yggdrasil, e isso causaria um caos terrível no Universo.

No topo de Yggdrasil está Asgard, a terra dos deuses da dinastia Aesir. Em Asgard está a Ponte Bifrost, ou ponte do arco-íris, que está conectada entre o Mundo dos Deuses e dos Homens (Middgard).

Nos galhos celestes de Yggdrasil está Alfheim, a terra dos elfos claros. Este mundo, e seus habitantes, influenciam o intelecto e a imaginação dos mortais. 

Abaixo de Asgard, num outro galho celeste, está Vanahein. O reino dos deuses da dinastia Vanir. Uma terra fértil e próspera.

No centro da Árvore dos Mundos está Middgard, ou Terra Média que é o mundo dos seres humanos. Midgard tem ligação com Asgard, pela fonte Bifrost.

Svartalfheim está embaixo de Middgard. É onde vivem os elfos escuros e os anões. Eles constroem matéria-prima, e a luz os transforma em pedra.

Num galho subterrâneo está Muspelhein. A terra do fogo. Onde vivem gigantes de fogo, grandes destruidores.

No galho oposto a Muspelhein está Nilfhein, o reino de Gelo. O extremo oposto de Muspelhein. É coberto por névoa e frieza.

Num galho terrestre, acima de Nilfhein, está Jötunhein, a terra dos gigantes inimigos dos deuses. São comparados aos "trolls" que conhecemos hoje em dia.

E por fim, na parte mais profunda de Yggdrasil, está Hell. O Mundo dos Mortos. Lá é onde estão aqueles que morreram de uma morta desonrosa e insignificante. É governado pela deusa Hella. É um mundo sombrio e sinistro.

São estes os nove mundos, sustentados pelos galhos e raízes da Árvore Yggdrasil, a mais respeitada de todas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário